Sem carro

30.9.13

          O jornalista Leão Serva, autor do livro "Como viver em São Paulo sem carro - 2013"


Causa de infelicidade para 58% dos paulistanos, segundo pesquisa do Ipespe: as horas perdidas diariamente no congestionamento. Seja para trabalhar, seja para se divertir, gastamos muito tempo (não) indo e (nem) vindo... parados dentro do carro! Mudar a forma como nos deslocamos cada vez mais será uma necessidade. Mas é possível? O livro "Como viver em São Paulo sem carro - 2013", idealizado pelo empresário Alexandre Lafer Frankel e escrito pelo jornalista Leão Serva,  mostra que sim!




Em sua segunda edição, a obra conta a história de doze cidadãos que descobriram alternativas para fugir do trânsito, como a atriz Nathalia Rodrigues e o designer Humberto Campana. Ao percorrer a cidade sem carro, eles criam vínculos com os lugares por onde passam. Ganham tempo e qualidade de vida. Conhecem pelo nome o dono da banca, a balconista da padaria. Encontram amigos no trajeto para o mercado,  academia ou feira.


As fotos do livro são de Roberta Dabdab, com ilustração de Eva Uviedo. Há dicas de lazer, cultura, gastronomia. Roteiros para se percorrer a pé, de ônibus, metrô, táxi ou bicicleta. Fica claro, mais uma vez, que São Paulo oferece muitas opções. Cabe a nós fazer nossas escolhas! A primeira delas: com ou sem carro?