Amanhã, dia 2, estreia o documentário "Sem pena"

1.10.14

"Coloca um cavalo aqui dentro e vê quanto tempo ele dura. Ele morre. Fica louco. O único que suporta isso aqui é o ser humano." 



A fala acima está no trailer de "Sem pena", documentário que entra em cartaz amanhã, dia 2, no Espaço Itaú de Cinema. Dirigido por Eugênio Puppo, o filme mostra o dia a dia de quem está envolvido com o sistema carcerário brasileiro, com depoimentos de presos, ex-presidiários, familiares, advogados, réus, juízes, entre outros.   

Vencedora do Júri popular do Festival de Cinema de Brasília, a produção é resultado de uma parceria entre o IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), presidida pelo meu sócio e amigo Augusto de Arruda Botelho,  e a Heco Produções. Além de mostrar os conflitos decorrentes do processo penal na vida familiar e social de pessoas acusadas de crimes, o documentário discute ainda a política criminal seletiva e o encarceramento abusivo, que contribuem para o aumento da violência, acentuando o ciclo “cadeia‐rua‐cadeia”. 

"Nós temos a terceira população carcerária do mundo. Somos superados apenas pela China e pelos Estados Unidos.Agora uma pergunta: por que nós prendemos se não dá certo?", questiona um dos entrevistados. Vale à pena não só assistir, como também refletir.