O Félix do teatro

14.1.14






Em entrevistas, Walcyr Carrasco já afirmou que considera o taxista, personagem da peça "Desamor", a versão do teatro de Félix - interpretado por Mateus Solano, sucesso da novela "Amor à vida". Quem é o ator que faz esse papel? Dionísio Neto. 

A peça estreou em 2010. Mas volta e meia está em cartaz novamente, tamanho o sucesso! A história gira em torno de um taxista machista e homofóbico que está em um boteco sujo de São Paulo, sozinho, enquanto conversa com uma pessoa imaginária. O personagem tenta entender a atitude de um passageiro, que o fez repensar a sua vida. A montagem borda a intensidade das relações humanas e expõe tabus sociais e temas como homossexualismo, amor, preconceito, religiosidade e família.

"Desamor foi escrita especialmente para mim. Quando Walcyr me mandou o texto, eu chorei muito. Achei o texto brilhante, visceral, sob medida pra mim. Tenho muito orgulho de trabalhar com um autor deste nível", elogia Dionísio. 

Seu nome não é conhecido pelo grande público. Dionísio trabalhou em apenas duas novelas: A Favorita, em que fez uma participação de dois meses, e Morde Assopra, em que pela primeira vez participou do início ao fim. 

"Muitos atores de teatro criticam os atores de TV. Mas pra fazer televisão, é preciso ser muito bom ator. É muito texto, um ritmo acelerado e praticamente nenhum ensaio", afirma.
Nos palcos, o ator já atuou em mais de 20 produções. Entre elas, "Carta ao pai", de Franz Kakfa, "As três irmãs", de Tchecov, além de "Seios", "Os dois lados da Rua Augusta" e "Desamor",  escritas por Walcyr Carrasco.