É apaixonado por fotografia? Confira a seleção do Felipe Hegg, da Galeria Lume

29.10.13



Amante da arte, Felipe Hegg é sócio-proprietário da Galeria Lume, que trabalha com fotografia, pintura, videoarte, instalações e esculturas. A pedido do blog, ele preparou uma seleção com as 5 melhores fotografias de todos os tempos. A escolha foi difícil, mas você confere abaixo!

1 - Penna Prearo - São todos filhos de...Deus #1
Gosto da ironia dessa fotografia e da forma simples com que Penna Prearo cria essa história. Na realidade não sou apenas fã dessa fotografia, mas de toda a sua obra. Ele se autointitula como um músico que faz fotografia. Faz álbuns, porque quer que as canções se combinem para criar um sentimento.



2 - Martin Parr - The Last Resort #40

Martin Parr é quase um cronista da nossa geração. Muitas vezes suas fotografias beiram o surreal, criando um conceito que nos faz decifrar através do inesperado algumas das nossas peculiaridades culturais. A série mencionada é uma das mais importantes e conhecidas de sua carreira e, para mim, essa fotografia é uma das mais divertidas e completas. Vale reparar em tudo o que está acontecendo nesse momento.



 3 – Alberto Ferreira – Série Brasília (1960) – Cartolas

Alberto Ferreira, para nosso orgulho,  é considerado  um dos 28 mais importantes nomes da fotografia mundial do século passado, de acordo com a Maison Européenne de la Photographie. Após alguns anos de tratamento do seus negativos, deparei-me com essa foto que traduz exatamente o clima de esperança de um país rumo à modernidade durante a inauguração de Brasília.  



4 – Jeff Wall – Picture for Women

Wall é um dos meus artistas favoritos e essa foto  é especial pois aqui ele recria a obra "Un bar aux Folies-Bergère", de Manet. O curioso na imagem é a ambiguidade gerada por ela: não se sabe se a fotografia foi tirada pelo espelho  ou o artista simplesmente nos induziu a acreditar no fato. 



5 – Laurent Chehérè – Flying Houses – Nature Morte

Inspirado no filme Le Ballon Rouge, de Albert Lamorisse, o artista criou um universo encantador e melancólico de Paris com suas casas voadoras. Muito difícil escolher minha favorita, por isso resolvi apresentar aqui a mais nova produção da série: Nature Morte.