"Contrações" mostra os absurdos no ambiente de trabalho

30.10.13





A própria atriz Débora Falabella define como absurda a história da peça "Contrações", em cartaz no CCBB, em São Paulo. É absurda por parecer improvável mas ser completamente real. No palco, uma funcionária e uma gerente de RH de uma grande corporação, interpretadas, respectivamente, por Falabella e Yara de Novaes. Com texto do autor britânico Mike Bartlett e direção de Grace Passô, a trama aborda a relação de submissão ao mundo de trabalho.  Em prol da produtividade e do bem-estar da equipe, a gerente de RH esmiúça a vida pessoal da colaboradora, que pouco a pouco vai se perdendo - ou, numa outra visão, encontrando-se - para obter sucesso profissional.

Sucessivas reuniões entre as personagens ocorrem ao longo da encenação, possibilitando uma analogia à sensação de se chegar ao local de trabalho com a impressão de sequer ter ido embora no dia anterior. Uma das cenas mais fortes é quando Débora aponta para sua colega de cena, encara o público e questiona: "O que é isso aqui  à minha frente?", referindo-se ao modo robótico, nada humano com que a personagem de Yara trata das questões. Conforme os conflitos vão se acirrando, a temperatura diminui, reforçando a frieza que existe nas relações apresentadas. 

Mais que questionar o modo como equilibramos esses dois aspectos tão importantes da vida - o pessoal e o profissional -, "Contrações" nos lembra de algo muito importante que muitas vezes é esquecido: acima de tudo, somos pessoas que se relacionam com outras pessoas.


*Crítica de Andi Pereira, colaborador deste blog. A peça "Contrações" fica em cartaz até 9 de dezembro, no CCBB, com sessões aos sábados, domingos e segundas.