Paulus Magnus é um arquiteto contemporâneo conhecido por valorizar o design puro. Por isso o blog lançou a ele esse desafio: eleger as 5 obras públicas de São Paulo mais interessantes. Não foi fácil. "São Paulo é uma cidade ainda tímida do ponto de vista de obras publicas relevantes", explica. Ele, porém, é otimista e acredita que no futuro a realidade será diferente. Confira abaixo a sua seleção.
1 - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP
O MASP ainda é uma das obras de arquitetura mais fascinantes de São Paulo. É sempre emocionante estar sob aquele incrível vão descortinando a vista para a Avenida 9 de julho. A obra-prima de Lina Bo Bardi traz a ideia de continuidade urbana que tanta falta faz nesta cidade murada.
2 - Pinacoteca
Numa cidade com dificuldades em construir e respeitar sua própria história, a reforma do Paulo Mendes da Rocha é genial e exemplar. Ali se faz a história de amor entre o antigo e o novo com uma delicadeza maravilhosa. Um diálogo sereno e brilhante com a cidade.
3 - Ponte Octávio Frias de Oliveira ( também conhecida como Ponte estaiada)
Porque uma cidade é feita de referências visuais que a marquem. Quase não temos referências aqui, em São Paulo. Marcar a paisagem é obrigação da boa arquitetura, porque torna o percurso dentro da cidade mais inteligível.
4 - Assembleia Legislativa
Um edifício lindo com vista para o Parque Ibirapuera. Depois de 50 anos, continua supermoderno. Outro motivo para gostar da obra é que a empresa de engenharia do meu pai foi responsável pela construção.
5 - Praça das Artes
Um projeto lindo, bem no centro de São Paulo. Gosto de sua arquitetura porque conversa, marca, melhora e identifica seu entorno. Uma obra com profundo comprometimento com o lugar onde se insere.