A explosão da cena POP

9.9.14

Na década de 1970, os cantores “Uncle Jack” e “Christie Burgh” faziam sucesso. Lembra deles? Esses eram os pseudônimos de Fábio Júnior e Jessé.




 O fenômeno dos falsos gringos, em que artistas brasileiros se faziam passar por estrangeiros, é um dos assuntos tratados no livro “Pavões Misteriosos”, de André Barcinski. Nesta época, a música popular brasileira viveu uma de suas mais radicais transformações. Muitos artistas abraçavam a música pop, impulsionados pela crescente internacionalização da cultura jovem, a modernização da indústria do disco e a expansão maciça da TV no país.



A publicação também aborda o sucesso dos discos de novela, a popularização das rádios FM, a explosão da discoteca no Brasil, a "invenção" de astros como Sidney Magal e Gretchen e a descoberta do gigantesco mercado de música infantil, com Xuxa e A Turma do Balão Mágico. 

O leitor confere ainda entrevistas feitas com produtores e executivos da indústria musical, além de dezenas de artistas, como Secos e Molhados, Novos Baianos, Guilherme Arantes, Frenéticas, Fagner, Rita Lee, Ritchie e muitos outros. 

Dica de leitura do blog!