O crochê como expressão de Gustavo Silvestre

10.7.14


O crochê é um vício. Quem afirma é o estilista Gustavo Silvestre, que ainda criança teve despertado o interesse pelas agulhas e novelos, ao observar as avós crochetando. Hoje, essa arte pra ele é uma forma de expressão. Além de protagonista de suas coleções recentes. 
 
"Conheci algumas pessoas jovens que faziam crochê. Me conectei com elas e fui fazer uma aula. Me apaixonei e não parei mais. Cada trabalho vem carregado de emoção. Você sente que alguém dedicou um tempo da sua vida àquilo, que está no DNA da peça", conta ele, que vive em São Paulo e é natural de Pernambuco. 


 Peça da coleção Verão 2015 do estilista 
 

O estilista brinca que o seu processo de criação do crochê é "freestyle". "Não tem receita. Começa de um jeito e vai evoluindo. Às vezes um vestido de manga curta acaba com manga comprida, punho e gola." Ele também defende um moda sustentável. É conhecido pelo reaproveitamento de tecido com técnicas artesanais e combate ao consumismo. 


 
 As pulseiras que desenvolve com crochê e pedraria chamam a atenção 
pelo trabalho minucioso e design original


Suas peças vestem personalidades como Grazi Massafera, Isabeli Fontana, Chiara Gadaleta, Walério Araújo.E sua atuação já rendeu elogios de críticos do porte de Lilian Pacce, uma das principais jornalistas de moda do país: "O trabalho de Gustavo Silvestre está mais interessante do que nunca e mostra que existe espaço pra moda que usa do artesanato, e acima de tudo existe mercado pra isso".