Faça você mesmo

16.7.14




O blog bateu um papo com o arquiteto Gustavo Calazans, conhecido por buscar soluções simples e sustentáveis em seus projetos. Ele acredita que a casa deve refletir a personalidade e o estilo do morador. Por isso recomenda aos clientes que tragam elementos da  memória e da história pessoal para a residência. “Morar bem tem a ver com viver bem, e a boa vida só pode acontecer num lugar onde nos sintamos à vontade”, afirma. 
 
Calazans também defende a técnica do faça você mesmo como solução para um mercado cada dia mais inflacionado e com escassez de mão de obra. "Precisamos repensar e mudar a forma como consumimos atualmente. As possibilidades são muitas. Basta fazer escolhas."

Na hora de reformar ou construir, ele aconselha a aproveitar as estruturas existentes e as características do espaço. "Deste modo, além de economizar, também se reduz os resíduos gerados." Outras dicas sustentáveis do arquiteto: uso de móveis feitos a partir de reaproveitamento ou de manejo sustentável, lâmpadas LED que reduzem o consumo elétrico e a instalação de diversas janelas e portas, diminuindo o uso de sistemas de luz e ar-condicionado.

Além de estar a frente do escritório que leva seu nome, Gustavo também está sempre envolvidos em projetos especiais e parcerias, como o quadro "Hoje em Casa.com", do Jornal Hoje, da TV Globo, e as publicações da Leroy Merlin.