Perfil: Matheus Ribeiro

6.3.14





O papel em branco às vezes parece ameaçador, mas é um mundo a se percorrer. A fala não é de um artista ou ilustrador. É do arquiteto Matheus Ribeiro, que encara os projetos como a criação  de uma narrativa, que vai desde a concepção da planta até do closet. "Eu adoro a possibilidade infinita de soluções, materiais e técnicas."

O gosto pela arquitetura vem de criança. Ao brincar com Lego, ele deixava os bonecos em segundo plano; seu interesse era construir cidades e edifícios. Hoje está à frente do escritório que leva seu nome. Desenha e acompanha o andamento de projetos de arquitetura residencial e comercial, além de cenografia para eventos e fotos.



A inspiração, conta, vem de um instante, um olhar. "Acontece em qualquer lugar." Mas Matheus considera a arte um universo muito rico para pesquisa, já que instalações, obras com luz e sombra, novas mídias lidam com concepção de espaço sob o viés particular do artista. Viajar também o inspira. "Algumas viagens marcantes  e principalmente a experiência de morar fora ajudaram a instigar o olhar para a importância da arquitetura e a visão de um fazer cidade mais organizado, humano e democrático."

 
Matheus é fã confesso do trabalho de arquitetos como Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha. Além disso, tem interesse pela atuação de escritórios como Una, Tacoa e Marko Brajovik. Seu projeto atual predileto é o complexo da Praça das Artes, do Brasil Arquitetura. " Vejo uma tentativa tímida mas importante de parceria pública com escritórios de arquitetura para criação de equipamentos urbanos e habitação social e, ainda que pontualmente, há bom exemplos de soluções, como o Jardim Edite, do escritório MMBB", afirma.

Se não fosse arquiteto, ele talvez seria trompetista ou clarinetista. Afinal, é apaixonado por jazz. Ou então chef de cozinha. Mas seu emprego dos sonhos atualmente é o de pensador e propositor do espaço público de São Paulo. "Vivemos um completo abandono e descaso. A cidade não é agradável de se percorrer, sobretudo como pedestre", explica.