Essa semana Paulo Borges, o criador do SPFW, participou de um facetoface na própria fanpage do evento de moda. Os participantes puderam enviar suas perguntas diretamente nos comentários de um post e ele matou a curiosidade de todos. Uma das perguntas mais recorrentes foi como conseguir um convite para assistir as desfiles. "Essa pergunta é clássica e respondo ela há quase 20 anos. Os
convites são entregues diretamente pelos estilistas e as grifes que desfilam.
Nós não temos convites, somente organizamos e credenciamos toda a imprensa", esclareceu aos participantes. O blog selecionou os principais pontos abordados por ele. Confira abaixo!
O início
"Quando criei o Phyto Ervas Fashion em 94, ninguém
falava de moda no Brasil. Ninguém acreditava que moda poderia ser no Brasil o que
ela é hoje, reconhecida internacionalmente e respeitada mundialmente. Ainda estamos construindo essa grande ideia.
Ainda chegaremos a um ponto de conquistas que posicionará o Brasil sem dúvida
como um grande player da moda mundial."
A moda brasileira
"Faltam muitas coisas
para a moda brasileira, mas garanto que não é criatividade. O que falta está
diretamente atrelado à capacidade do país de criar um plano de desenvolvimento
pensando no que a moda é enquanto economia, cultura, inclusão social e
transformação. O Brasil não tem cultura exportadora de marca
e de design, mas por outro lado somos um país extremamente jovem e não podemos
nos exigir antes do tempo algo que ainda que ainda temos que construir. Tudo
que já fizemos é um grão de areia no deserto do Saara, mas este grão está lá e
as pessoas já reconhecem."
As lojas de
departamento
"Nada melhor para uma economia do que ela ser aberta,
dinâmica e competitiva. Todas essas empresas que estão entrando no Brasil
trarão ao mercado nacional um enorme aprendizado e uma enorme troca de
experiências. Essa é a dinâmica de qualquer mercado moderno, aberto e em
desenvolvimento."
Mudança no calendário
do SPFW
"O grande objetivo na mudança do calendário é estabelecer um
tempo saudável para o desenvolvimento, planejamento, produção e distribuição
das coleções lançadas. Falta mudar a cabeça do comprador, que ainda
prefere fazer apostas imediatas, com menos planejamento, colocando assim em
risco o outro lado do negócio, que é quem cria, quem desenvolve e inova."
Blogueiras
"As blogueiras são um fenômeno mundial. Elas fazem uma
cobertura muito importante e relevante para disseminar a informação de moda que
está sendo apresentada naquele momento. A responsabilidade delas não é em
transmitir a essência de um evento ou de uma coleção, mas sim o que elas
entendem com o seu olhar, o que o seu leitor está acostumado a ouvir de suas
palavras."
Crise na moda
"A moda não está em
crise. Em crise estão os processos aos quais a indústria da moda se desenvolveu
nos últimos 30 anos. E tudo isso está mudando. A indústria de moda no Brasil cresce o dobro do que qualquer
outro país do mundo. O que existe é uma mudança grande no protagonismo e isso
passa uma falsa impressão de que o mercado não está crescendo porque algumas
marcas icônicas nessa última década não estão conseguindo transpor as
barreiras e transformações necessárias para o novo momento no país. Porém, há
uma quantidade de novas marcas que estão crescendo e marcas que já existiam
estão se transformando em grandes redes."