Paulo Borges fala sobre o SPFW, blogueiras, lojas de departamento, crise na moda e outros assuntos

20.3.14


Essa semana Paulo Borges, o criador do SPFW, participou de um facetoface na própria fanpage do evento de moda. Os participantes puderam enviar suas perguntas diretamente nos comentários de um post e ele matou a curiosidade de todos. Uma das perguntas mais recorrentes foi como conseguir um convite para assistir as desfiles. "Essa pergunta é clássica e respondo ela há quase 20 anos. Os convites são entregues diretamente pelos estilistas e as grifes que desfilam. Nós não temos convites, somente organizamos e credenciamos toda a imprensa", esclareceu aos participantes. O blog selecionou os principais pontos abordados por ele. Confira abaixo! 


O início
"Quando criei o Phyto Ervas Fashion em 94, ninguém falava de moda no Brasil. Ninguém acreditava que moda poderia ser no Brasil o que ela é hoje, reconhecida internacionalmente e respeitada mundialmente.  Ainda estamos construindo essa grande ideia. Ainda chegaremos a um ponto de conquistas que posicionará o Brasil sem dúvida como um grande player da moda mundial."

A moda brasileira
"Faltam muitas coisas para a moda brasileira, mas garanto que não é criatividade. O que falta está diretamente atrelado à capacidade do país de criar um plano de desenvolvimento pensando no que a moda é enquanto economia, cultura, inclusão social e transformação.  O Brasil não tem cultura exportadora de marca e de design, mas por outro lado somos um país extremamente jovem e não podemos nos exigir antes do tempo algo que ainda que ainda temos que construir. Tudo que já fizemos é um grão de areia no deserto do Saara, mas este grão está lá e as pessoas já reconhecem."

As lojas de departamento
"Nada melhor para uma economia do que ela ser aberta, dinâmica e competitiva. Todas essas empresas que estão entrando no Brasil trarão ao mercado nacional um enorme aprendizado e uma enorme troca de experiências. Essa é a dinâmica de qualquer mercado moderno, aberto e em desenvolvimento."

Mudança no calendário do SPFW
"O grande objetivo na mudança do calendário é estabelecer um tempo saudável para o desenvolvimento, planejamento, produção e distribuição das coleções lançadas. Falta mudar a cabeça do comprador, que ainda prefere fazer apostas imediatas, com menos planejamento, colocando assim em risco o outro lado do negócio, que é quem cria, quem desenvolve e inova."

Blogueiras
"As blogueiras são um fenômeno mundial. Elas fazem uma cobertura muito importante e relevante para disseminar a informação de moda que está sendo apresentada naquele momento. A responsabilidade delas não é em transmitir a essência de um evento ou de uma coleção, mas sim o que elas entendem com o seu olhar, o que o seu leitor está acostumado a ouvir de suas palavras."

Crise na moda
"A moda não está em crise. Em crise estão os processos aos quais a indústria da moda se desenvolveu nos últimos 30 anos. E tudo isso está mudando. A indústria de moda no Brasil cresce o dobro do que qualquer outro país do mundo. O que existe é uma mudança grande no protagonismo e isso passa uma falsa impressão de que o mercado não está crescendo porque algumas marcas icônicas nessa última década não estão conseguindo transpor as barreiras e transformações necessárias para o novo momento no país. Porém, há uma quantidade de novas marcas que estão crescendo e marcas que já existiam estão se transformando em grandes redes."