O argentino apaixonado pelo tambor brasileiro

6.1.14


Daniel David Roland Pinto (51) nasceu em Buenos Aires, Argentina, mas ainda criança de colo veio para o Brasil com a família. Cresceu em São Paulo. Mas há mais de 20 anos mora no Rio de Janeiro e atua como produtor musical.

A carreira teve início em 1982, quando integrava o grupo A gota suspensa. Em seguida, trabalhou ao lado de um dos maiores produtores de música do Brasil, Luiz Carlos Maluly, com o grupo Metrô. Após um período afastado do cenário musical, Daniel voltou à ativa em 1997, assinando a trilha do seu filme "Crede + mi", em parceria com Bia Lessa. Desde então, passou a produzir instalações, exposições, desfiles e artistas, como Chelpa Ferro, Os Ritmistas, B.O.F,  Bara Sambarou, The Passengers, Mio Matsuda e FLU.

O cenário da produção musical no Brasil vai muito bem, obrigado, de acordo com ele. "Antigamente era uma agonia, um maratona conseguir gravar em um bom estúdio. Além de super restrito, custava caríssimo. Hoje com um Ipad  você grava, edita e mixa música de qualidade onde estiver", compara. Ele elogia as produções de Alexandre Kassin, Pedro Sá, Moreno Veloso e Carlos Miranda.  E qual a parte mais divertida de seu trabalho? " Todas. Gravar , editar e mixar... Amo o que faço."

Quando não está trabalhando, Daniel gosta de curtir a família, nadar e ler. Entre seus artistas preferidos estão João Gilberto, Caetano Veloso, Zé Eduardo Nazário, Villa-Lobos, Cartola, Jamelão, Mutantes e Novos Baianos. "E todos os sons de tambores tocados no Brasil."

Confira abaixo, algumas de suas produções.