Rodrigo Lacerda: do começo na pia ao sucesso como chef internacional

19.12.13






Rodrigo Lacerda ingressou na área de gastronomia trabalhando com ninguém menos que Alex Atala. Naquela época, não haviam cursos de especialização, como hoje. O aprendizado ocorria na prática! O chef mostrava e ele repetia. "Ainda acho esse o melhor método de aprendizagem. Tem que fazer, fazer, fazer... até que faça superbem." Rodrigo começou de baixo, na pia. E hoje é um chef respeitado internacionalmente. Após 11 anos no exterior, com passagens pela França e pelo Marrocos, acaba de voltar ao Brasil e, ao lado de Cacá Ribeiro e José Eduardo Rotella, prepara uma grande novidade para São Paulo. 

Rodrigo considera o chef francês David Jobert seu grande padrinho. "Conheci ele na época em que trabalhava com Atala. Ele me colocou debaixo de suas asas", conta. A partir de então, passou a participar de diversos concursos de gastronomia nacionais. Em 2011, acabou indo representar o país em um concurso mundial na França. Saiu empregado. Voltou para cá apenas para arrumar as malas. 

Seu primeiro emprego em Paris foi no histórico restaurante "Le Fouquet's". "Fiz do ajudante até o soul chef. Quando se trabalha numa maison dessas, ao sair alguém te espera na porta oferecendo uma oportunidade", afirma. E foi exatamente isso o que aconteceu. De lá, ele foi trabalhar no "Man Ray", restaurante que tinha como sócios os atores John Malkovich  e Sean Penn, e passou de soul chef a chef. Ainda na capital francesa, foi o primeiro chef estrangeiro contratado pelo "Le Grand Colbert", uma das mais antigas casas locais, localizada nada mais, nada menos que na Avenida Champs Elysées. A atuação lhe rendeu grande visibilidade.



Comunicativo, Rodrigo costuma observar tudo que se passa no salão do restaurante. Conversa com clientes, faz contatos e amigos. Foi justamente de um cliente que virou amigo que surgiu o convite para ser chef executivo de dois restaurantes de um hotel boutique em Casablanca, no Marrocos. Convite feito, convite aceito. "O povo árabe tem uma natureza hospitaleira. É um lugar onde ninguém é julgado. Não importa quem você é. Não importa o que você faça. Sou apaixonado pela comida marroquina. E os vinhos são incríveis", conta. O brasileiro morou e trabalhou no país de 2009 a 2011. Voltou pra França, mas o real deseja era retornar ao Brasil.

A oportunidade surgiu com o convite do amigo Cacá Ribeiro para sociedade em um restaurante especializado em comida mediterrânea. Rodrigo promete trazer para o cardápio o segredo que faz as pessoas da região  viverem bem e por muitos anos, comendo o que gostam e o melhor: sem engordar! "A chave disso tudo está na fusão, na mistura de diversos sabores: o açafrão da Espanha, as especiarias do Marrocos, a pimenta francesa, o gosto da comida italiana. E carnes leves. Peixe, peixe e mais peixe", adianta.