Top 5 filmes, por Charly Braun

11.11.13



Charly Braun é um dos nomes promissores do mercado de cinema nacional. Assina o filme "Além da estrada" e dirigiu os premiados curtas-metragens "Quero ser Jack White" e "Do mundo não se leva nada". O blog perguntou a ele quais seus 5 filmes preferidos. Original como de costume, Charly foi além e fez um recorte fora do padrão habitual, listando as grandes produções brasileiras da Retomada (1993-1994), período de recuperação cinematográfica no país, que gerou filmes como "Cidade de Deus" e "Central do Brasil". "Esses títulos talvez não tiveram tanto destaque, mas são sensacionais", avisa. Confira abaixo:


 1. Cão Sem Dono, de Beto Brant



Beto é um dos grandes diretores de cinema brasileiro contemporâneo e seu filme mais famoso é "O Invasor", uma obra-prima. Mas escolhi este que é uma história de amor singela, baseada no  excelente livro de Daniel Galera (Até o Dia em que o Cão Morreu). Um filme delicado e profundo, que revelou ao país o enorme talento de Júlio Andrade.

2. Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho
Coutinho é nosso maior documentarista vivo, o que talvez o tirasse dessa minha lista menos mainstream. Mas o documentário já é um gênero menos popular. Talvez porque as pessoas não tenham visto suficiente Eduardo Coutinho. Jogo de Cena é um filme fascinante sobre a verdade e a mentira, a representação e a transformação do real. Uma ideia simplérrima feita com maestria, grandes personagens e muito humor. 

3. Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho
O maior mestre da TV brasileira fez este único filme. Longo, denso e poético, tem roteiro adaptado de uma novela de Raduan Nassar. A fotografia de Walter Carvalho é de tirar o fôlego, assim como as atuações do saudoso Raul Cortez, de Juliana Carneiro da Cunha, Selton Mello (em um de seus melhores trabalhos) Caio Blat e Simone Spoladore. Para ser visto no escuro, numa tela grande e com todos os telefones desligados. 

4. A Casa de Alice, de Chico Teixeira
Este filme traz um olhar delicado e atento aos pequenos dramas de uma família paulistana de classe média.  Como um concerto de câmara, são poucas e fascinantes as personagens. Alice, mulher sensual, seu marido, seu amante e os três jovens e atraentes filhos homens. Cheio de detalhes, sem música na trilha, é um dos melhores primeiros filmes da retomada brasileira. 

5. Os curtas de Kleber Mendonça
O Som ao Redor (filme brasileiro que muito possivelmente leve uma indicação ao Oscar ano que vêm) apareceu em janeiro e deixou muita gente boquiaberta. Estivemos juntos com nossos curtas, Kleber e eu, em várias ocasiões ao longo dos anos, e por isso seu longa de estreia não me surpreendeu (tanto). Seu talento gigantesco, seu humor particular e sua originalidade cinematográfica já estavam presentes nos seus curtas, que valem muito a pena. Os meus preferidos são "Recife Frio" e "Vinil Verde".