Top 5 filmes, por Bob Yang

15.10.13



Que o Bob Yang chegou pra botar fogo na noite paulistana todo mundo já sabe. Mas além de produzir algumas das melhores festas da cidade, ele também tem verdadeira paixão por fotografia e cinema. Confira abaixo uma seleção feita por ele, especialmente para o blog, com seus cinco filmes prediletos. Aperte o play e boa sessão! 

1 - Yi Yi, Edward Yang


A falta de comunicação entre pessoas que se gostam é um dos temas principais de Yi Yi, do diretor taiwanês Edward Yang. Sem tomar partido ou definir o que é certo ou errado, o filme simplesmente mostra que existem momentos, fases, circunstâncias durante as quais todas as certezas são colocadas em dúvida e cada um deve encontrar seu caminho, sem perder a ternura  dos pequenos gestos cotidianos.

2 - Persona, Ingmar Bergman 


O filme é de 1966. Mas o tema não poderia ser mais atual. "Persona" aborda a questão do ser e da aparência, através da relação entre uma atriz, que em plena montagem teatral perde a voz e passa a viver em silêncio, e sua enfermeira. 

3 - Blue Velvet, David Lynch


Obra-prima do cineasta David Lynch – conhecido, entre outras coisas, por suas críticas ao “american way of life”. "Veludo Azul", em tradução livre, é o reino assustador que existe em uma pequena cidade, aparentemente perfeita.  De acordo com a Newsweek, "uma mistura chocante, profundamente perturbadora e assustadora entre os sentimentos sinceros e os horrorizantes". 
4 - O Banquete de Casamento, Ang Lee


primeiro de dois filmes com temática gay dirigidos pelo cineasta - o segundo foi "O Segredo de Brokeback Mountain". Conta a história de um gay americano que se casa com uma mulher de seu país para poder agradar aos pais e dar a ela um green card. Uma comédia que combina drama e romance e discute temas como imigração, choque cultural e homossexualidade. Extremamente atual! 

5 - Chungking Express, Wong Kar-Wai




Romantismo é a marca registrada do trabalho do cineasta Wong Kar-Wai. Em "Chunking Express", vemos duas histórias paralelas: uma sobre o amor e outra sobre a dor da separação, filmadas em uma sequência não linear. Pura poesia!